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quinta-feira, 28 de março de 2013

Exercícios de Revisão - 8 ano Tarde


1)      Fale um pouco sobre como era o cotidiano dos trabalhadores ingleses no processo da revolução Industrial:

2)      Fale um pouco sobre como eram as fábricas durante o processo da revolução Industrial:

3)      Onde e quando se iniciou o processo de industrialização?


4)      Qual a importância os enclosures no processo de industrialização?


5)      Explique por quais motivos as crianças e as mulheres eram facilmente contratadas pelas industrias:

6)      Qual tipo de modo de produção passa a predominar com a Revolução Industrial?

7)      Cite, no mínimo, 3 fatores que colaboraram com o processo de industrialização na Inglaterra:

8)      Quem foi o inventor  da primeira máquina a vapor?

9)      Fale um pouco sobre as cidades inglesas durante o processo da revolução Industrial?

10)   Ao descrever o crescimento urbano que acompanhou a Revolução Industrial na Europa, Munford observou que "os principais elementos do novo complexo urbano foram a fábrica, a estrada de ferro e o cortiço. Em si mesmos, eles constituíam a cidade industrial." Explique a relação existente entre esses três elementos que, de um modo geral, caracterizaram o processo de desenvolvimento das cidades industriais

11)   O capitalismo, com base na transformação técnica, atinge seu processo específico de produção, caracterizado pela produção em larga escala, onde há uma radical separação entre o trabalho e o capital. Esta afirmativa está tratando:


a) da separação entre capitalismo e socialismo.
b) da Revolução Industrial.
c) do advento do Mercantilismo.
d) da Revolução comunista na Rússia.
e) do plano Marshall após a Segunda Guerra Mundial.

12)   Identifique, entre as afirmativas a seguir, a que se refere a conseqüências da Revolução Industrial:
a) redução do processo de urbanização, aumento da população dos campos e sensível êxodo urbano.

b) maior divisão técnica do trabalho, utilização constante de máquinas e afirmação do capitalismo como modo de produção dominante.

c) declínio do proletariado como classe na nova estrutura social, valorização das corporações e manufaturas.

d) formação, nos grandes centros de produção, das associações de operários denominadas "trade unions", que promoveram a conciliação entre patrões e empregados.

e) manutenção da estrutura das grandes propriedades, com as terras comunais, e da garantia plena dos direitos dos arrendatários agrícolas.

13)   A Revolução Industrial ganhou projeção a partir do século XIX expressando a evolução tecnológica, a disponibilidade de capitais e mão-de-obra, além dos ideais de uma nova classe social. Comente os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores. Qual o primeiro setor industrializado na Inglaterra?

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Esquema de Revisão para Avaliação - Revolução Industrial


REVOLUÇÃO INDUSTRIAL




Revolução industrial inglesa

Introdução:


O que foi: A Revolução industrial foi a generalização do modelo fabril pela Inglaterraque ocorreu no período de 1780 a 1840. Esse modelo fabril é caracterizado pelaconjugação do trabalho humano coletivo com o uso de máquinas. Diferentemente dasmanufaturas, onde as ferramentas pertenciam aos próprios trabalhadores, nas fábricas asmáquinas pertencem ao industrial que emprega a mão-de-obra em regime assalariado.Mais importante que os avanços técnicos desta revolução são as conseqüências sociaisque ela trouxe.. Conseqüências: A principal conseqüência da Revolução Industrial é, talvez, osurgimento da classe operária. Essa classe operária é formada por ex-camponesesexpulsos do campo pelo processo de capitalização do campo inglês e também por ex-artesãos que não podem mais competir com a produção dessas novas indústrias. Esseshomens vão vender o único bem que lhes resta, sua força de trabalho ficandodependente de quem possui a fábrica e as máquinas, o industrial. Existe uma parcela detrabalho que não é paga ao operário, é a mais-valia.

Expansão da Revolução Industrial: Em diferentes dimensões, a Revolução técnica esocial que se inicia na indústria têxtil inglesa se estenderá a todos os campos.Primeiramente, outras indústrias e empresas na Inglaterra adotarão o modelo e atecnologia das primeiras indústrias. A agricultura também passará por umamodernização em decorrência das mudanças nas fábricas. Ainda, a industrialização nãoficará restrita à Inglaterra, ela se espalha para outros países no século XIX.

Por que a Revolução Industrial correu na Inglaterra?.

Transformações no campo: As mudanças no campo inglês ocorridas principalmente doséculo XVI ao XVIII que levam à concentração das propriedades rurais em poucasmãos e à consolidação das figuras do arrendatário e do assalariado rural vão serdeterminantes para a Revolução Industrial. Por um lado, aumenta-se a produçãoagrícola permitindo o aumento da população. Ainda, gera-se uma classe ruralconsumidora dos bens produzidos nas cidades e é liberada uma mão-de-obra do campo para as cidades no interior da Inglaterra.

Mercado interno e externo: Só se criariam máquinas que fazem muito mais produtosque as pessoas em um modo de produção artesanal podem consumir porque havia umaforte demanda. Os tecidos de algodão tinham uma grande procura tanto na sociedadeinglesa como em toda Europa e América. Montou-se uma poderosa produção dealgodão no Sul dos Estados Unidos que serviram de base para essa indústria. Osprodutos de algodão produzidos industrialmente eram baratos, podendo ser consumidospor qualquer trabalhador livre. Tanto o mercado interno como o externo foramimportantes para criar essa enorme demanda.

Onde: As indústrias não surgem na cidade de Londres, mas no interior da Inglaterra,onde há depósitos de carvão e ferro usados nas indústrias e onde há a população que saido campo sem emprego


As máquinas: As máquinas da Revolução Industrial são muito simples, utilizando-sede conhecimentos adquiridos no século XVII. Apenas em meados do século XIX, aprodução científica será voltada diretamente para a criação de técnicas e tecnologia industriais.


A energia: Inicialmente as fábricas vão utilizar energia da combustão do carvão eenergia hidráulica que, na verdade, não eram novidades. O carvão e o ferro serãoexplorados como nunca no interior do país.

As conseqüências da Revolução Industrial

As ideias: Em função de uma nova nação industrial, surgirá a escola clássica deeconomia que defende a não-intervenção do Estado na economia e a liberalização docomércio através das baixas taxas de alfândega.São os liberais como Smith, Malthus e Ricardo. Ora, em um momento em que aInglaterra é a ‘oficina do mundo’, é muito favorável a este país uma política universalde não intervenção na economia e baixas taxas alfandegárias, o que abriria todos osmercados para os produtos industriais ingleses. Assim, a Grã-Bretanha permaneceriasendo a única nação industrializada do planeta. De fato, neste momento toma forma a‘Divisão Internacional do Trabalho’, onde alguns países são especializados na produçãode bens industriais – neste momento apenas a Inglaterra – e outros se especializam naprodução de bens primários.

A emergência do capital industrial: Com a consolidação das fábricas, fortalecem-se osindustriais – também chamados de burguesia industrial –, logo superando em riqueza epoder as classes proprietárias de terras e os grandes comerciantes. Eles formarão aclasse hegemônica da sociedade inglesa e, logo, irão dominar a política daquele país.

As condições de trabalho: Os trabalhadores nas indústrias e minas viviam emcondições de superexploração. Não havia qualquer regulamentação por parte dogoverno, o que levava ao trabalho infantil, o trabalho com alta periculosidade, semférias, nos sete dias por semana, por mais de dez horas diárias, com salários irrisóriosetc. Alguns presos e ‘vagabundos’ – entenda-se, desempregados – eram obrigados atrabalhar nas fábricas.


A resistência operária, os luditas e cartistas: Os operários não aceitaram quietos essasituação. Reuniram-se e organizaram-se. Primeiramente, puseram a culpa nas máquinas,eram os luditas que quebravam máquinas e eram duramente perseguidos pela polícia.Para estes, as máquinas eram as culpadas por suas péssimas situações. Depois, houveuma mudança de estratégia e decidiu-se pela paralisação do trabalho, as greves, comuma ‘carta’ com reivindicações trabalhistas e políticas, já que essas classes não tinhamnenhum direito político. Eram os cartistas, que mostraram mais sucesso, apesar dassucessivas repressões patronais e da polícia. Este deu origem ao moderno sindicalismo.

Quadro sobre a Revolução Industrial - 8o. Ano


Revisão sobre a Crise de 1929 - 9o. Ano



Plano New Deal


quarta-feira, 27 de março de 2013

Atividade Sexto Ano

Parabenizando os alunos do sexto ano que capricharam nas atividades em sala sobre os períodos neolíticos e paleolíticos! 








Atividade de Filosofia - 6o. Ano

Vamos apreciar e parabenizar o capricho e dedicação que nossos alunos do sexto ano Tarde demonstraram nas atividades referentes ao filme O Homem Bicentenário.

Parabéns.





terça-feira, 26 de março de 2013

Conteúdo da 2a. Avaliação de História

Data da Avaliação: 03/04

9o. Ano: A Crise de 1929; Os Planos - Dowes e New Deal; American Way of Life (das páginas 27 até 30); A Guerra Civil Espanhola;

8o. Ano Manhã e Tarde:  O Iluminismo no Brasil e a Inconfidência Mineira; A Revolução Industrial;

7o. Ano Manhã e Tarde:  Surgimento dos Burgos e da Burguesia; As Cruzadas; As Feiras e as Rotas Comerciais; A Fome e a Peste Negra; A Guerra dos 100 anos; As Revoltas Populares;

6o. Ano Manhã e Tarde: A Pré-História e os períodos neolítico e paleolítico; O descobrimento e a manipulação do fogo; Os conceitos de nômades e sedentários; A Região do Crescente Fértil;

Estudem, tirem suas dúvidas e preparem - se para a avaliação!!! Todo o conteúdo foi visto e trabalho em sala de aula. 

Beijos

Profa. Luana

Exercícios de Revisão do 7o. Ano Manhã/ Tarde


   1. Por que o aperfeiçoamento das técnicas agrícolas colaborou para o aumento de produção de alimentos?
  
    2. Indique dois fatores que levaram ao crescimento populacional:
    
     3. Como ocorreu o surgimento do comércio no sistema feudal?

     4.  Explique como surgiram as feiras medievais:

     5. Relacione o surgimento das feiras medievais com a formação das cidades:
6
     6. Explique os conceitos:

a)      Burgos:
b)      Burguesia:

7. Fale um pouco sobre o modo de vida das pessoas nos burgos

8. O que foram as Cruzadas?

    9. Quem eram os cambistas? Como surgiram os bancos?

   10. Quais os interesses dos burgueses nas Cruzadas?
   
   11.  Quais os interesses dos nobres nas Cruzadas?

   12.  Junto aos burgos foram construídas grandes catedrais. Qual o significado dessa construção?
  
   13.  Relacione a Fome e a Peste Negra à Crise da Baixa Idade Média:
   
   14.   Explique o que ocasionou o período de Grande Fome no século XIV:
1
1    15. O que gerou o conflito entre França e Inglaterra que ficou conhecido como A Guerra dos 100 anos:

quinta-feira, 21 de março de 2013

Atividade Sexto Ano

O Sexto ano da tarde desenvolveu com primor uma atividade artística contendo características dos períodos neolítico e paleolítico:

Parabéns as alunas Ana Clara Assis e Carolina.





Atividade O Homem Bicentenário

 Roteiro de Atividade do filme O Homem Bicentenário


1) O Robô Andrews é único e demonstra muitas habilidades humanas. Para você, em quê Andrews mais se parece com os humanos?

2) Por que Andrews se referia a si mesmo como "Isto"? Em qual momento ele parou de se referir assim e começou a se chamar pelo nome?

3) Você acredita que um dia iremos criar robôs tão perfeitos quanto os seres humanos?

4) Você acha possível "criarmos" um ser humano no laboratório? Argumente:

5) Por que o robô Andrewa é diferente dos outros robôs?

6) Você gostou do filme? Qual sua cena favorita?

7) Vocês acreditam que no futuro teremos uma sociedade robótica? Argumente:

8) Qual mensagem o filme quis passar ao longo de sua história?

9) No final do filme porque Andrews fala que possuía uma natureza humana?

10) A ciência e a tecnologia tem melhorado e se aperfeiçoado cada dia mais. Você acredita que deve haver um limite entre o ser  humano e a tecnologia?




quinta-feira, 14 de março de 2013

Atividades 6o. Ano Tarde

Parabéns aos alunos do sexto ano da tarde que desenharam com capricho quatro situações em que os primeiros grupos humanos passaram a manipular o fogo em seu próprio benefício:







7o. Ano: Vídeo sobre a Peste Negra

Galerinha, assistimos trechos deste documentário sobre a Peste Negra da History Channel. Para quem tiver disponibilidade, assistam na íntegra:


terça-feira, 12 de março de 2013

Atividade - 6o Ano

Atividade realizada com primor e excelência da nossa aluna do sexto ano da manhã Maria Fernanda Cestari.

Ele desenhou quatro situações em que os primeiros grupos humanos passaram a manipular o fogo a seu próprio benefício:



Parabéns!!!

segunda-feira, 11 de março de 2013

Atividade 9o. Ano - O que é preciso para saber viver?

Baseados nas discussões em sala de aula e as músicas "Epitáfio" e "É preciso saber viver" da banda nacional Titãs, desenvolvemos em sala de aula produção de texto sobre o assunto.

Uma das excelentes foi do nosso aluno Henrique Souza, confiram a seguir:


O que é preciso para saber viver?

É preciso viver, amar a todos, ser feliz, simplificar, ouvir, pensar em tudo e em todos, respirar novos ares, sair para passear, sentir o gosto, o cheiro e o toque das coisas, cometer erros, conserta-los, conhecer novas pessoas, se deixar levar pelos ventos da vida, mudar a rotina, fazer do inimigo um amigo, gostar de viver, não se preocupar com coisas pequenas, correr riscos, aceitas todos como eles são, sejam eles gordos, magros, simpáticos, tímidos, inteligentes, despreocupados, homens, mulheres, idosos, crianças, enfim, fazer tudo o que você quiser, ter fé.

Tudo isso contribui para a sua felicidade, e para a felicidade dos outros, fazendo com que a vida seja muito mais descontraída para com o bem querer e o bem estar de você mesmo e dos outros ao seu redor, fazendo da sua vida, uma vida leve, descontraída, feliz, automaticamente você vai transpirar alegria, contaminando todos, fazendo de todos uma vida melhor. 

Você faz o seu destino, então, o que vai querer para sua vida?

sexta-feira, 1 de março de 2013

Curiosidades sobre a Idade Média / 7o. Ano


7o Ano Educativa: Curiosidades sobre a Idade Média

CURIOSIDADES

Ao se visitar o Palácio de Versailles ( Paris) observa-se que não há banheiros. Na Idade Média não existiam escovas de dentes, perfumes, desodorantes e muito menos papel higiênico. As excrecencias humanas eram despejadas pelas janelas do palácio.

Vemos nos filmes as pessoas sendo abanadas. Mais do que por calor, isto ocorria por causa do mau cheiro que exalavam,já que tomavam banho uma vez ao ano! As saias eram feitas propositadamente grandes para conter o odor das partes íntimas!

A maioria dos casamentos ocorria no mês de junho, pois para eles era o início do verão quando todos tomavam o banho. Os buques das noivas serviam para camuflar o cheirinho daquelas que resolviam deixar o banho para uma outra data…

A expressão , em inglês, “Don’t throw the baby out with the bath water” significa literalmente “não jogue o bebê fora com a água do banho” e foi criada por que o pai era o primeiro a tomar o banho anual na tina , seguido pelos familiares e por último pelos bebês. Imaginem a cor da água ( que não era trocada)! Não ficava muito difícil perder o coitadinho lá dentro!

A Inglaterra é um país pequeno e nem sempre havia espaço para se enterrarem os mortos. Assim, muitos caixões eram abertos, os ossos retirados e o túmlo reutilizado. às vezes , ao abrirem os caixões, percebiam-se arranhões nas tampas , o que significava que a pessoa tinha sido enterrada viva. Assim passou-se a pendurar uma cordinha no pulso do defunto, passá-la por um buraco feito no caixão e do lado de fora deixá-la presa a um sino. Se o indivíduo “acordasse” era só puxar a cordinha e o sino tocava. Daí a expressão “save by the bell” ou seja, “salvo pelo gongo”.