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quinta-feira, 26 de setembro de 2013

6o. Ano : Império Romano

Os Etruscos foram um povo que vivia no norte de Roma e uma das civilizações que mais teve influência sobre os romanos.
- Os Romanos desenvolveram uma atividade comercial intensa, devido seu solo fértil e abundancia de vegetais, além da criação de gado e pastoril.
Roma dividiu sua política em três períodos: Monarquia, República e Império
Império:
·     Quem manda no governo de Roma será o Imperador.
·     No período Imperial, a administração foi reorganizada, visando maior centralizando do poder. O imperador passou a acumular todos os poderes.
·     Imperador era reverenciado e adorado como um dos deuses romanos, daí sua enorme autoridade.
·     Foi o auge da expansão territorial - domínio de povos como os hebreus, os bretões, os gregos, os egípcios, etc.
·     Foram necessários construírem e manterem  estradas para que o exército e os funcionários  alcançassem os lugares mais distantes e assim certificar que os impostos pagos chegassem a Roma;

Decadência:
Primeiros sintomas da crise: as colheitas tornam-se insuficientes = com o aumento do Império houve um aumento efetivo de militares e burocráticos para sua manutenção.
Cessada as guerras de conquistas, cessam o ingresso de escravos que também trabalhavam na produção agrícola.

Com a decadência Roma divide-se em dois Impérios:
Ocidental – Roma

Oriental – Constantinopla

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Exercícios 7o. Ano Tarde

Exercícios – 19/09

1.   Defina:
a)   Cabildos:
b)   Criollos:
c)    Adelantados:
d)   Chapetones:

2.   Para os povos pré- colombianos como o ouro era utilizado e por qual razão? (pg. 42)
3.   Explique o mito do Deus Quetzalcoatl:
4.   Como Pizarro derrotou o Império Inca:
5.   Como o espanhol Hernán Cortés dominou os Astecas:
6.    Qual era a função do órgão da administração colonial:
7.   Fale um pouco sobre a dizimação indígena causada pelos europeus: (pg. 47)
8.   O que era o sistema conhecido como encomienda:

9.   O Frei Bartolomé de Las Casas fez varias denúncias as atitudes dos europeus. Quais eram suas denúncias:

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

8o. ANo: Analise do filme : Histórias Cruzadas

·    O filme Histórias Cruzadas é baseado no livro “A resposta”, retrata o drama vivido pelas empregadas domésticas nos anos 60, no Estado de Mississipi nos Estados Unidos, justamente na época da conturbada luta pelos direitos civis.
·    Skeeter é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Após conseguir emprego em jornal local, onde ela publica em uma coluna, acaba por se inspirar em contar o drama das domésticas, que sempre eram negras de baixa renda e moradoras de subúrbio, sofriam ainda mais discriminação que os demais afro descendentes da cidade.
·    Não só haviam regras quanto brancos falarem com negros, mas também como a utilização de transportes públicos e ocupação de demais lugares. Com as domésticas, a discriminação não se encontrava somente na rua, mas também em seu trabalho. Elas mantinham as casas dessas mulheres brancas, limpas, seguras e fartas em comida, além de cuidar de suas crianças.
·    Nas casas onde trabalhavam, eram vistas sempre como inferiores e ignorantes. Não havia uma relação que não fosse trabalhista e não envolvesse ordens entre as patroas e suas empregadas. No filme, há um momento no qual uma das personagens levanta a ideia de promover uma lei para proibir que elas utilizem o mesmo banheiro dos demais membros da casa.

·    Segundo ela, as empregadas possuem germes e outros malefícios que não podem ser compartilhados pelo uso do mesmo sanitário. Isso além de outros absurdos particulares que podem ser vistos ao longo do filme.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013