Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de março de 2014

7o. Ano: Esquema de Revisão

Esquema de Revisão
·      A Baixa Idade Média  é o período que faz parte da Idade Média, se estendendo até o século XI ao século XV.
·      O que caracterizou esse período foi à crise do modo de produção feudal e das relações sociais, culturais e econômicas.
·      Após a diminuição ou fim das invasões bárbaras da Europa no século XI. No momento de estabilidade, a Europa presencia um surto demográfico, que seria devido ao crescimento populacional.
·      No ano de 1095 a cristandade se preparou para uma “guerra santa”, quando o Santo Sepulcro estava sob domínio dos muçulmanos, denominados “infiéis”.
·      Esse acontecimento aliado a outros desencadearam em um conflito sangrento entre o oriente e o ocidente durando por 174 anos, esse conflito foi chamado de Cruzadas.
·      As Cruzadas promoveram mudanças como o Renascimento comercial-urbano que foi impulsionado, sendo acompanhado de fortalecimento de algumas cidades, fortalecimento do poder real, nascimento da burguesia, entre outros. Formou-se a crise do feudalismo, surgindo o capitalismo, mais um acontecimento para nossa história.
·      Quando se denunciou na Europa que os muçulmanos maltratavam os peregrinos cristãos que chegavam à Terra Santa, iniciou-se o movimento cruzadista, que recebeu esse nome devido à cruz que usava em seus estandartes e vestuário os que dele participavam. 

Convocadas primeiramente pelo papa Urbano II, em 1095, na França, as Cruzadas foram, então, expedições de cristãos europeus contra os muçulmanos ocorridas durante os séculos XI a XIII. A missão dos cavaleiros cristãos era libertar a região da Palestina, que na época fazia parte do Império Islâmico. 
·      O desenvolvimento comercial surgido no século XII, fez com que o dinheiro voltasse a ser necessário. 
Porém, com em cada região cunhavam-se moedas de diferentes valores, apareceram os cambistas, pessoas que conheciam os valores das moedas e se incubiam de trocá-las. Posteriormente, tornando-se as relações mais complexas, surgiram os banqueiros, que guardavam o dinheiro dos comerciantes e forneciam-lhes empréstimos mediante a cobrança de juros. São dessa época os sistemas de cheques e as letras de câmbio, que facilitavam as transações comerciais feitas a distância, utilizados até hoje

Um comentário:

  1. Muito interessante professora entendi muita coisa que eu não tinha entendido : )

    ResponderExcluir