Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de junho de 2014

9o. Ano: A Crise de 1929

grande Depressão: Crise de 1929

            Ao final da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos eram a maior potência econômica do mundo. Em 1920, a indústria norte-americana era responsável por quase 50% de toda a produção industrial do mundo. Os americanos viviam um clima de grande euforia, como se a prosperidade fosse uma benção eterna.
            Esse estilo de vida de consumo desenfreado e crença em um progresso constante ficaram conhecidos como American way of life (estilo americano de vida).O clima de prosperidade econômica dos Estados Unidos permaneceu durante quase toda a década de 20.
            No entanto à medida que a Europa se reconstruía no pós-guerra, reduzia a relação econômica com os Estados Unidos. Contudo, a produção industrial norte-americana continuava a crescer.
            Havia uma enorme quantidade de mercadorias para as quais não existiam compradores. Ou seja, houve uma superprodução de mercadorias, o que fez seus preços despencarem. E, mesmo assim, não conquistavam consumidores.

Crack da Bolsa de Nova York: Em 29 de outubro de 1929 ocorreu a queda vertiginosa de milhõesde ações na Bolsa de valores de Nova York
 

As ações perderam quase todo o seu valor financeiro, e inúmeras empresas e bancos foram à falência. Com o desdobramento da crise, entre 1929 e 1932, a produção americana foi reduzida em 54%.



Nenhum comentário:

Postar um comentário