Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de março de 2012

Revisão 8o Ano para avaliação

Respondam as seguintes questões sobre a INDEPENDÊNCIA DOS EUA:

Exercício 1:

"…O sangue dos que foram chacinados, a voz lamentosa da natureza grita é hora de nos separarmos. Mesmo a distância que Deus colocou a Inglaterra e a América, é uma prova forte e natural de que a autoridade de uma sobre a outra não era a vontade dos céus… UM GOVERNO NOSSO É UM DIREITO NOSSO… Portanto, que é que queremos? Por que hesitamos? Da parte da Inglaterra não esperamos nada, a não ser a ruína… nada pode resolver nossa situação tão rapidamente quanto uma Declaração de Independência, aberta e feita com determinação.”


(Panfleto de Thomas Paine intitulado Bom Senso, de 10 de janeiro de 1776, citado por HUBERMAN, Leo: “História da Riqueza dos EUA [Nós, o povo]“, São Paulo, Ed. Brasiliense, 3. Ed., 1983, pp. 63-4.)

O documento anterior expressa algumas das idéias que, pouco mais tarde, estariam contidas na Declaração de Independência das Treze Colônias da América do Norte.

a) Apresente dois fatores que tenham contribuído para a independência das Treze Colônias.

b) Relacione a frase “Um governo nosso é um direito nosso” com as idéias que fundamentaram o processo de independência das Treze Colônias.

Exercício 2:

A colonização inglesa na América foi marcada por sensíveis diferenças entre o norte e o sul.

Caracterize essas diferenças no que se refere ao trabalho compulsório e aos aspectos econômicos
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário