Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de junho de 2012


Little Boy, a bomba atômica de Hiroshima – Revista Aventuras na História
Cíntia Acayaba | 01/12/2005 00h00

         Ela consumiu três anos de pesquisa e 2 bilhões de dólares. E teve uma vida curta: um mês e três dias, considerando o período entre o dia em que ficou pronta até o momento em que foi detonada. Criada em 1945 como parte do Projeto Manhattan, o programa militar secreto americano, a bomba atômica tinha dois propósitos: dar fim à Segunda Guerra Mundial e ser o primeiro passo dos Estados Unidos na corrida armamentista contra a União Soviética. Era Little Boy, o “garotinho”.
         Para testar os efeitos devastadores da engenhoca, o presidente Harry Truman escolheu a única força do Eixo que ainda se mantinha de pé, mesmo que já meio cambaleante: o Japão. Dentre os grandes centros industriais japoneses, só Hiroshima, quartel-general do Segundo Exército, permanecia intocável. Sua imunidade tinha como consequência a constante ameaça de ser atacada. Em 6 de agosto de 1945, a cidade até então preservada serviu como campo de teste da mais nova criação do homem. Resultado: mais de 100 mil mortos.

O Recheio da bomba

Feita de urânio e com 4 toneladas, ela matou mais de 100 mil pessoas

Reação em cadeia

A bomba tinha dois gatilhos: um de tempo e outro acionado conforme a pressão do ar. Eles dispararam um projétil de urânio que, como uma bala de revólver, atingiu um alvo, também de urânio, para começar a fissão nuclear. Na reação em cadeia, a matéria se desintegrou e liberou uma energia equivalente a 20 mil toneladas de TNT.

Armada no ar

Para armar a bomba, a culatra foi desatarraxada e as cargas de pólvora, do tamanho de a um pão de fôrma, inseridas. Para evitar acidentes, Little Boy foi armado durante o vôo. O capitão Parsons fez o trabalho 15 minutos após a decolagem. Seu assistente Dick Jepson substituiu três pinos verdes por vermelhos, que permitiram o disparo do detonador.

Cruzeiro de navio

A bordo do USS Indianápolis, Little Boy cruzou o Pacífico em dez dias, até a ilha de Tinian, no arquipélago de Marianas, a 2 740 quilômetros de Hiroshima (cerca de seis


horas de vôo). A ilha era a maior base aérea do mundo: suas quatro pistas abrigavam mais de 500 bombardeiros B-29, aviões de 30 metros de comprimento.

Diferentes núcleos

A bomba, com núcleo de urânio -235 (o número revela a massa do urânio, mais leve do que o encontrado na natureza, cuja massa é 238), carregava quase 10 quilos da substância. A que foi jogada em Nagasaki, três dias depois, era feita de outro material, o plutônio -239, também mais leve que o natural, de massa 244. A bomba atual, feita de hidrogênio, foi criada após o fim da Segunda Guerra e é mil vezes mais poderosa.

Tiro ao alvo

Às 2h45 da manhã de 6 de agosto de 1945, o B-29 Enola Gay levantou vôo de Tinian. Depois de cinco horas e meia de vôo, avistou o centro de Hiroshima e lançou a bomba a uma altura de 9 600 metros.

Um milhão de graus

Little Boy explodiu no ar, acima do Hospital Cirúrgico de Shima. A temperatura no centro da explosão foi de 1 milhão de graus centígrados. A 3 quilômetros de distância, a bola de fogo era 100 vezes mais luminosa que o Sol.

Entre mortos e feridos

A velocidade do vento provocado pela explosão superou os 1 500 km/h, seis vezes mais forte que o Katrina, que atingiu os Estados Unidos em setembro. Num raio de até 2 quilômetros do centro da explosão, a maioria das pessoas morreu em horas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário