Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Melhores redações - 7o. Ano Manhã/Educativa

Atividade realizada na disciplina de Filosofia

O objetivo eram levantar discussões por meio de uma produção de texto sobre sinceridade.

Parabéns, galerinha!

Qual a importância da sinceridade consigo mesmo? - Maria Eugênia Parra


O significado da palavra sinceridade cientificamente é: Qualidade de sincero; fraqueza; lisura de caráter. Mas esse significado se entrega ao nosso cotidiano?

Sim, ele se entrega , pois temos que ter franqueza com nós mesmos, pois senão vamos nos enganar, e nos esconder de nós mesmos.

Como dizia o filósofo Jean Jacques é mais fácil ser sincero consigo mesmo do que com os outros, essa frase é verdadeira, pois às vezes mentimos para as  outras pessoas, mas de qualquer jeito somos sinceros consigo mesmo.

A sinceridade também tem muito haver com a honestidade, pois só você sabe se você foi honesto ou não. Um exemplo disso é quando um político tem muito dinheiro na sua frente e resolve ser honesto. Nessa opinião ele está sendo sincero consigo mesmo, ou até quando vamos jogar um  jogo e roubamos, isso não é ser sincero com os outros, é ser desonesto.

Ninguém se conhece tão bem quanto você mesmo e que é impossível esconder da sua própria consciência quando seus atos foram bons quando foram maus.

Qual a importância da sinceridade com os outros e consigo mesmo? - Eleonora Gomes

Todos sabem que devemos  sempre ser sinceros com os outros e com nos mesmos. Mas será que todos são sempre assim?

Muitas vezes, podemos não ser sinceros consigo mesmo e com os outros, pois temos vergonha de alguma situação ou de algo que ocorreu com nós mesmos. Assim, podemos até inventar mentiras, afim de que sejamos aceitos por nossos amigos.

Por conta disso, nossas mentiras podem ficar tão grandes que talvez nem possamos dar conta delas. E a sinceridade, que antes causava vergonha, pode se tornar ainda pior.

Não sendo sinceros consigo mesmo e com os outros à nossa volta, no final, acabamos novamente sozinhos. É por isso que devemos ser sinceros com nós mesmos e com os outros ao nosso redor. Assim, conseguimos conquistar o carinho e a alegria de nossos amigos.

Podemos concluir portanto, que com a sinceridade só temos benefícios em nosso redor e não malefícios, consequência que muitas pessoas sofrem não sendo sinceras.

Porém, em determinadas situações, não somos sinceros nem consigo mesmo e nem com os outros, por exemplo, quando alguém faz uma comida ou dá um presente para você, que na verdade você achou horrível, mas disse que adorou, pois não quis magoar aquela pessoa.

Assim, você não terá magoado a pessoa que lhe presenteou e se sentirá melhor. Percebemos então, que a sinceridade em determinadas situações, pode apresentar bons e maus momentos, benefícios e malefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário