Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Exercício 9 Ano - Educativa

Conteúdo - Guerra do Vietnã


Ouçam a música do grupo Engenheiros do Hawaii:



Atenção na letra da música - Era um garoto que como eu:


Era um garoto
Que como eu
Amava os Beatles
E os Rolling Stones..
Girava o mundo
Sempre a cantar
As coisas lindas
Da América...
Não era belo
Mas mesmo assim
Havia mil garotas à fim
Cantava Help
And Ticket To Ride,
Oh! Lady Jane and Yesterday...
Cantava viva, à liberdade
Mas uma carta sem esperar
Da sua guitarra, o separou
Fora chamado na América...
Stop! Com Rolling Stones
Stop! Com Beatles songs
Mandado foi ao Vietnã
Lutar com vietcongs...
Ratá-tá tá tá...
Tatá-rá tá tá...
Ratá-tá tá tá...
Tatá-rá tá tá...
Ratá-tá tá tá...
Tatá-rá tá tá...
Ratá-tá tá tá...
Era um garoto
Que como eu!
Amava os Beatles
E os Rolling Stones
Girava o mundo
Mas acabou!
Fazendo a guerra
No Vietnã...
Cabelos longos
Não usa mais
Nem toca a sua
Guitarra e sim
Um instrumento
Que sempre dá
A mesma nota
Ra-tá-tá-tá...
Não tem amigos
Nem vê garotas
Só gente morta
Caindo ao chão
Ao seu país
Não voltará
Pois está morto
No Vietnã...
Stop! Com Rolling Stones
Stop! Com Beatles songs
No peito um coração não há
Mas duas medalhas sim....
Ratá-tá tá tá...
Tatá-rá tá tá...
Ratá-tá tá tá...
Tatá-rá tá tá...
Ratá-tá tá tá...
Tatá-rá tá tá...
Ratá-tá tá tá...
Ra-tá-tá tá-tá ...
Ra-tá-tá tá-tá ...

Reflitam:
A canção acima foi um grande sucesso da década de 60. Ela retrata um importante momento da história dos Estados Unidos. Assinale a alternativa que está diretamente ligada à música.
a) A canção faz referência à Guerra da Coréia que está inserida no contexto da Primeira Guerra Mundial.
b) A canção faz referência à Guerra do Golfo que se relaciona, diretamente, aos conflitos gerados pela descolonização na África.
c) A canção faz referência à Guerra do Vietnã que tem relação com nenhum outro episódio.
d) A canção faz referência à Guerra do Vietnã que está inserida no contexto da Guerra Fria.
e) A canção faz referência à Guerra da Coréia que está inserida no contexto da Guerra Fria.

1 - No caderno, relacionem esta canção ao que os jovens culturalmente  vivenciam nas décadas de 50/60

2- No caderno, relacionem esta canção a Guerra Fria:



10 comentários:

  1. Além de expor o cenário mundial durante o período da Guerra Fria e os movimentos de contracultura, a música é muito legal. Professora, parabéns pelo blog.
    Fernanda Awdrey

    ResponderExcluir
  2. Oii psora ;D kkk

    Essa música é mt legal, e a letra dela é genial!

    ResponderExcluir
  3. Eaee tia Luana, blz? Essa música é bem legal, acabei de fazer os exercícios. Tchaau! É o Kiku xD

    ResponderExcluir
  4. Oi professora,achei bem legal essa música.Eu já tinha escutado, mas com o conteúdo que estamos aprendendo agora entendi o seu significado de verdade.Gostei!
    Stella Castro

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oooiiiii Professoraaaaa, cabei de imprimir os exercícios...... Agr to indo la fazee
    Kkkkkkkkkk
    ;D
    A Carol tmb ja pego, ela ta falando q ñ conseguiu comentar....

    ResponderExcluir
  7. Professora, só passei aqui pra dizer que já fiz os exercícios.
    Adorei a música!

    ResponderExcluir
  8. Professora,
    Já fiz os exercícios, e gostei da musica bjoos

    ResponderExcluir
  9. Professora Luaninha, estou passando para avisar que já imprimi os exercícios e estou fazendo. Esta música é muito legal e mostra com clareza a situação enfrentada pelos jovens da época. Parabéns por ser essa professora tão querida por todos *---*

    Estefani Garcia

    ResponderExcluir