Pesquisar este blog

domingo, 21 de outubro de 2012

Império Romano/ 6o. Ano Manhã e Tarde


Sociedade Romana


Através desta aula vamos aprender como era formada a sociedade em um dos maiores impérios da Antiguidade Clássica, o Império Romano.

A sociedade romana estava dividida em: “Patrícios”, que eram os nobres, chefes poderosos e proprietários de terras; os “Clientes”, que eram servidores ou protegidos dos nobres; e a “Peble” formada por outros habitantes, basicamente composta de homens livres, pequenos agricultores, comerciantes e artesões.
A maioria dos habitantes do mundo romano era formada por homens livres, porém enquanto expandiam as conquistas, o número de escravos aumentava cada vez mais. Com o crescimento de Império, os libertos passaram a tornar-se funcionários públicos e atingirem os mais altos postos do Estado, outros enriqueceram no comércio, exemplificando há possibilidade de mobilidade social, ou seja, escravos que poderiam tornar-se livres e serem cidadões.
Roma passou a basear grande parte da sua economia no trabalho escravo. Os escravos podiam pertencer ao Estado ou a particulares. Trabalhavam nas grandes obras públicas, oficinas, agricultura, minas e gladiadores (homens que combatiam nos espetáculos de circo contra animais perigosos ou entre si em espetáculos sangrentos).
Já ao pensarmos nas mulheres nessa sociedade, por influência dos etruscos, não eram tão isoladas como as gregas, estavam mais presentes na vida doméstica como na vida pública e muitas vezes sendo educadas para tornarem-se grandes escritoras de poesias.
Para um cidadão romano, o Estado estava acima de tudo. Coragem, gosto pela glória, respeito aos deuses, lealdade eram qualidades obrigatórias.


Família Romana

A estrutura da vida familiar servia de base para a disciplina militar, o poder político e a grandeza romana. O pai era o todo-poderoso, o paterfamiliar, pai de família, tinha direitos quase ilimitados sobre a mulher, filhos, escravos e os bens da família.
As crianças de uma família rica eram ensinadas por um tipo de professor particular em casa, já as outras entre 7 e 10 anos de idade freqüentava escolas, pois o mundo romano exigia que as pessoas tivessem pelo menos noções básicas de escrita e cálculo, em geral aprendiam a ler, escrever e contar.

Religião Romana 

Os romanos eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. A grande parte dos deuses romanos foram retirados do panteão grego, porém os nomes originais foram mudados. Muitos deuses de regiões conquistadas também foram incorporados aos cultos romanos. Os deuses eram antropomórficos, ou seja, possuíam características ( qualidades e defeitos ) de seres humanos, além de serem representados em forma humana. Principais deuses romanos : Júpiter, Juno, Apolo, Marte, Diana, Vênus, Ceres e Baco.


Crise e decadência do Império Romano

Por volta do século III, o império romano passava por uma enorme crise econômica e política. A corrupção dentro do governo e os gastos com luxo retiraram recursos para o investimento no exército romano. Com o fim das conquistas territoriais, diminuiu o número de escravos, provocando uma queda na produção agrícola. Na mesma proporção, caia o pagamento de tributos originados das províncias. Em crise e com o exército enfraquecido, as fronteiras ficavam cada dia mais desprotegidas. Muitos soldados, sem receber salário, deixavam suas obrigações militares. E assim, outros povos, que são os bárbaros, começaram a invadir Roma.


Bárbaros são outros povos da Europa que não faziam parte do Império Romano e não falavam a língua romana e não faziam parte da cultura romana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário