Pesquisar este blog

domingo, 15 de abril de 2012

7o Ano Educativa: Curiosidades sobre a Idade Média

CURIOSIDADES

Ao se visitar o Palácio de Versailles ( Paris) observa-se que não há banheiros. Na Idade Média não existiam escovas de dentes, perfumes, desodorantes e muito menos papel higiênico. As excrecencias humanas eram despejadas pelas janelas do palácio.

Vemos nos filmes as pessoas sendo abanadas. Mais do que por calor, isto ocorria por causa do mau cheiro que exalavam,já que tomavam banho uma vez ao ano! As saias eram feitas propositadamente grandes para conter o odor das partes íntimas!

A maioria dos casamentos ocorria no mês de junho, pois para eles era o início do verão quando todos tomavam o banho. Os buques das noivas serviam para camuflar o cheirinho daquelas que resolviam deixar o banho para uma outra data…

A expressão , em inglês, “Don’t throw the baby out with the bath water” significa literalmente “não jogue o bebê fora com a água do banho” e foi criada por que o pai era o primeiro a tomar o banho anual na tina , seguido pelos familiares e por último pelos bebês. Imaginem a cor da água ( que não era trocada)! Não ficava muito difícil perder o coitadinho lá dentro!

A Inglaterra é um país pequeno e nem sempre havia espaço para se enterrarem os mortos. Assim, muitos caixões eram abertos, os ossos retirados e o túmlo reutilizado. às vezes , ao abrirem os caixões, percebiam-se arranhões nas tampas , o que significava que a pessoa tinha sido enterrada viva. Assim passou-se a pendurar uma cordinha no pulso do defunto, passá-la por um buraco feito no caixão e do lado de fora deixá-la presa a um sino. Se o indivíduo “acordasse” era só puxar a cordinha e o sino tocava. Daí a expressão “save by the bell” ou seja, “salvo pelo gongo”.

sábado, 14 de abril de 2012

Melhores redações do 8 ano - Projeto: Drogas eu não topo!

Levando a vida sem drogas...

Autor: Henrique Souza

Drogas são substâncias que tanto podem fazer bem, como fazer mal ao ser humano. São substâncias viciantes, e que na maioria das vezes, matam. São exemplos: cigarro, bebida, maconha, crack, LSD, cocaína, etc. Mas também são os remédios, que fazem bem a saúde e para a recuperação de doenças.

Na minha opinião, as drogas deveriam ser todas legalizadas, pois assim o Estado teria a total responsabilidade do produto, mas político é esperto...

Se político fosse honesto, as drogas já estariam legalizadas há muito tempo, mas político sabe disso e deixam as drogas ilegais, porque não estão nem ligando para o povo brasileiro e para as drogas.

Aproximadamente 5 milhões de pessoas morrem por ano por causa do crack. E isso tem que acabar. Hoje em dia, a droga está cada vez mais presente no cotidiano brasileiro, e as pessoas estão se perdendo para as drogas cada vez mais cedo.

Eu só queria que as drogas acabassem de uma vez por todas!Elas não fazem bem para nada (exceto o uso de remédios). Vamos acabar com isso?


O nome já diz tudo!

Autora: Vitória Carolina Silva

Quando nós nascemos, nós não sabemos de nada, não pensamos em nada. Quando crescemos, observamos os outros e imaginamos "quando eu crescer, quero ser médico", "quando eu crescer, quero ser engenheiro". Ficamos cheios de ideias na cabeça.

Daí nos crescemos mais e nos dedicamos em nossos estudos e metas para conseguirmos concluir aquele sonho de criança. Ficamos pré-adolescentes, começamos a ficar rebeldes e desobedientes, mas ainda continuamos pensando em nosso futuro. Viramos adolescentes, mais maduros e talvez até arrumamos um emprego. Daí nosso próximo sonho é sermos independentes, sermos donos de nossos próprios narizes.

Mas agora, uma pergunta, você vai ser dependente logo das drogas?

Não usar drogas é uma honra!

domingo, 8 de abril de 2012

Revisão 8o. Ano para avaliação: A revolução Industrial

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL



Revolução industrial inglesa

Introdução:


O que foi: A Revolução industrial foi a generalização do modelo fabril pela Inglaterraque ocorreu no período de 1780 a 1840. Esse modelo fabril é caracterizado pelaconjugação do trabalho humano coletivo com o uso de máquinas. Diferentemente dasmanufaturas, onde as ferramentas pertenciam aos próprios trabalhadores, nas fábricas asmáquinas pertencem ao industrial que emprega a mão-de-obra em regime assalariado.Mais importante que os avanços técnicos desta revolução são as conseqüências sociaisque ela trouxe.. Conseqüências: A principal conseqüência da Revolução Industrial é, talvez, osurgimento da classe operária. Essa classe operária é formada por ex-camponesesexpulsos do campo pelo processo de capitalização do campo inglês e também por ex-artesãos que não podem mais competir com a produção dessas novas indústrias. Esseshomens vão vender o único bem que lhes resta, sua força de trabalho ficandodependente de quem possui a fábrica e as máquinas, o industrial. Existe uma parcela detrabalho que não é paga ao operário, é a mais-valia.

Expansão da Revolução Industrial: Em diferentes dimensões, a Revolução técnica esocial que se inicia na indústria têxtil inglesa se estenderá a todos os campos.Primeiramente, outras indústrias e empresas na Inglaterra adotarão o modelo e atecnologia das primeiras indústrias. A agricultura também passará por umamodernização em decorrência das mudanças nas fábricas. Ainda, a industrialização nãoficará restrita à Inglaterra, ela se espalha para outros países no século XIX.

Por que a Revolução Industrial correu na Inglaterra?.

Transformações no campo: As mudanças no campo inglês ocorridas principalmente doséculo XVI ao XVIII que levam à concentração das propriedades rurais em poucasmãos e à consolidação das figuras do arrendatário e do assalariado rural vão serdeterminantes para a Revolução Industrial. Por um lado, aumenta-se a produçãoagrícola permitindo o aumento da população. Ainda, gera-se uma classe ruralconsumidora dos bens produzidos nas cidades e é liberada uma mão-de-obra do campo para as cidades no interior da Inglaterra.

Mercado interno e externo: Só se criariam máquinas que fazem muito mais produtosque as pessoas em um modo de produção artesanal podem consumir porque havia umaforte demanda. Os tecidos de algodão tinham uma grande procura tanto na sociedadeinglesa como em toda Europa e América. Montou-se uma poderosa produção dealgodão no Sul dos Estados Unidos que serviram de base para essa indústria. Osprodutos de algodão produzidos industrialmente eram baratos, podendo ser consumidospor qualquer trabalhador livre. Tanto o mercado interno como o externo foramimportantes para criar essa enorme demanda.

Onde: As indústrias não surgem na cidade de Londres, mas no interior da Inglaterra,onde há depósitos de carvão e ferro usados nas indústrias e onde há a população que saido campo sem emprego

As máquinas:
As máquinas da Revolução Industrial são muito simples, utilizando-sede conhecimentos adquiridos no século XVII. Apenas em meados do século XIX, aprodução científica será voltada diretamente para a criação de técnicas e tecnologia industriais.

A energia: Inicialmente as fábricas vão utilizar energia da combustão do carvão eenergia hidráulica que, na verdade, não eram novidades. O carvão e o ferro serãoexplorados como nunca no interior do país.

As conseqüências da Revolução Industrial

As ideias: Em função de uma nova nação industrial, surgirá a escola clássica deeconomia que defende a não-intervenção do Estado na economia e a liberalização docomércio através das baixas taxas de alfândega.São os liberais como Smith, Malthus e Ricardo. Ora, em um momento em que aInglaterra é a ‘oficina do mundo’, é muito favorável a este país uma política universalde não intervenção na economia e baixas taxas alfandegárias, o que abriria todos osmercados para os produtos industriais ingleses. Assim, a Grã-Bretanha permaneceriasendo a única nação industrializada do planeta. De fato, neste momento toma forma a‘Divisão Internacional do Trabalho’, onde alguns países são especializados na produçãode bens industriais – neste momento apenas a Inglaterra – e outros se especializam naprodução de bens primários.

A emergência do capital industrial: Com a consolidação das fábricas, fortalecem-se osindustriais – também chamados de burguesia industrial –, logo superando em riqueza epoder as classes proprietárias de terras e os grandes comerciantes. Eles formarão aclasse hegemônica da sociedade inglesa e, logo, irão dominar a política daquele país.

As condições de trabalho: Os trabalhadores nas indústrias e minas viviam emcondições de superexploração. Não havia qualquer regulamentação por parte dogoverno, o que levava ao trabalho infantil, o trabalho com alta periculosidade, semférias, nos sete dias por semana, por mais de dez horas diárias, com salários irrisóriosetc. Alguns presos e ‘vagabundos’ – entenda-se, desempregados – eram obrigados atrabalhar nas fábricas.

A resistência operária, os luditas e cartistas:
Os operários não aceitaram quietos essasituação. Reuniram-se e organizaram-se. Primeiramente, puseram a culpa nas máquinas,eram os luditas que quebravam máquinas e eram duramente perseguidos pela polícia.Para estes, as máquinas eram as culpadas por suas péssimas situações. Depois, houveuma mudança de estratégia e decidiu-se pela paralisação do trabalho, as greves, comuma ‘carta’ com reivindicações trabalhistas e políticas, já que essas classes não tinhamnenhum direito político. Eram os cartistas, que mostraram mais sucesso, apesar dassucessivas repressões patronais e da polícia. Este deu origem ao moderno sindicalismo.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Melhores redações do 7 ano da Tarde - Drogas: Eu não topo!

Drogas, não caia nessa!

Autora: Carolina Nicolin

Desde pequena me ensinaram que drogas é prejudicial a minha saúde, então eu nunca na minha vida quero experimentar, e nunca vou.

Meus pais me dão orientações para que em um festa eu cuide do meu copo, porque qualquer pessoa pode colocar alguma coisa nele. E seu eu gostar? Vou querer mais e mais, e desse jeito, viro uma viciada naquilo que experimentei.

Quando assisto ao programa FANTÁSTICO, ouço sempre relatos de pessoas que experimentaram, gostaram e agora são viciados em maconha, cocaína, oxi,entre outros. Em muitos casos, alguns desses viciados são crianças com menos de 10 anos. Os psicólogos se perguntam, mas por quê eles entram nessa vida? Por que eles preferem isso em vez de estudar, de ser alguém na vida? Por que eles abrem uma porta em que muitas vezes não tem saída? As respostas dadas pelos usuários foram as mesmas: "As pessoas não gostavam de mima', "Meus pais não me davam atenção", "me ofereceram e eu experimentei."

As drogas são uma droga mesmo, estragam a vida da pessoa que a usa e a vida das outras que estão em volta. Existem muitos tipos de drogas, como por exemplo, cafeína, cocaína, crack, cigarro, maconha, oxi.

Todos os tipos faxem muito mal a saúde, prejudica o funcionamento do organismo e as doenças são inúmeras. Só para um tipo de droga pode existir de 5 a 20 doenças.

Bem a mensagem que eu falo para todos que cruzam meu caminho é: Seja feliz e esqueça as drogas! O mundo precisa de pessoas que ajudem as outras que são drogadas a saírem do fundo do poço, pois é para lá que as drogas nos levam.


Texto: Ontem as drogas, hoje você!

Autora: Taísa Coelho

Droga, nem sei por onde começar... Droga é uma droga, mas porque não usar... É tão bom....prazeroso e é sempre bom fugir da realidade. A vida é um ensino com etapas, tipo uma maratona de corrida ou qualquer coisa, onde possui muitos obstáculos do começo ao fim. Só que você se machuca ao cair, você estava em primeiro, quase no fim, e aí tem duas escolhas: Ou fica se lamentando e chorando, ou levanta e corre até a linha de chegada.

Se fosse eu preferia a opção dois, ou seja, eu jogo e participo para ganhar não para perder. Você deve se perguntar o que a vida tem haver com a maratona, oras, tudo! A vida é uma forma de aprendizagem, onde você aprende com as vitórias e com as derrotas, com as verdades e com as mentiras, com a sorte e com o azar e assim sucessivamente.

Se você não entender o significado da vida e se lamentar, vão passar anos e você aí sim, terá perdido muito e terá razões para lamentações. Pois, a vida não é um jogo que se pode ser perfeito, nem brincadeira que sempre se ganha. Não perca a sua primeira chance, nem sempre temos à segunda.

os obstáculos, são nossas dificuldades, as drogas por exemplo, elas te dão um outro problema, mas se você não parar e nem olhar para trás você chega mas rápido no seu objetivo.

Quer ser diferente, independente e tomar suas próprias decisões, então não use drogas, afinal, elas se permitiram, elas tomam sua vida. Não seja tão imprevisível, elas acabam com você e com seus familiares.