Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Renascimento Cultural/ 7o. Ano


Principais Pensadores Renascentistas:

O Renascimento cultural foi um movimento artístico-intelectual que, a partir do séc. XV recusou o pensamento religioso medieval, colocando o ser humano no centro de todos os interesses. Assim, não é de estranhar que grandes pensadores, artistas e escritores tenham surgido neste momento de tantas transformações na Europa.

Sandro Botticeli
Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi (1444-1510) foi um célebre pintor italiano da Escola Florentina. Em suas obras, seguiu os preceitos da perspectiva central e estudou as esculturas da Antiguidade, evoluindo posteriormente para a acentuação das formas decorativas e da atenção dispensada à harmonia linear do traçado e ao vigor e pureza do colorido. Em Florença, era protegido da família Médici, para os quais executou registros da pintura de cunho mitológico. Trabalhou também em Roma Vaticano, produzindo afrescos para a Capela Sistina.


Miguel de Cervantes  
Miguel de Cervantes Saavedra (1547-1616) foi romancista, dramaturgo e poeta espanhol. Seu trabalho é considerado entre os mais importantes em toda a literatura mundial. Com Don Quixote de la Mancha, uma sátira aos romances de cavalaria, tornou-se o precursor do realismo na Espanha. Em sua vida, tudo conspirou contra sua carreira de escritor. Lutou na batalha naval de Lepanto, contra o império turco, onde teria perdido o movimento das mãos. Ingressou na literatura publicando alguns poemas, mas inicialmente não obteve êxito em sua incursão como escritor. Obteve a consagração como escritor apenas aos 58 anos.

Obras: Dom Quixote, Galatea

William Shakespeare (1564-1616) :
Foi um poeta e dramaturgo inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. De suas obras restaram até os dias de hoje 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e diversos outros poemas. Suas peças foram traduzidas para os principais idiomas do globo, e são encenadas mais do que qualquer outro dramaturgo. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permaneceram vivos até aos nossos dias, sendo revisitados com frequência pelo teatro, televisão, cinema e literatura.
Obras: Hamlet, Romeu e Julieta, Sonho de uma Noite de Verão, A Megera Domada

Leonardo da Vinci

Leonardo di ser Piero da Vinci (1452-1519) foi um polímata italiano, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística. Leonardo foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção. É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e, possivelmente, como a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido.

Obras: Monalisa, A Última Ceia, A Virgem das Rochas, O Homem Vitruviano

Galileu Galilei (1564-1642) foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano que teve um papel preponderante na chamada revolução científica. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo, ou seja, a ideia de que o sol está no centro do universo.

Obras: Sobre o movimento, Cartas sobre manchas solares

3 comentários:

  1. prof LUA obrigada por mais um conhecimento da historia, sou eternamente grata por esses novos conhecimentos que voce me demostrou

    Beartiz Batilani
    7 ANO TARDE

    ResponderExcluir
  2. eu q disse pra ela escreve isso só pra dexa claro

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meninas! Amo muito vocês =)

    ResponderExcluir