Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de março de 2014

Coldplay - Viva La Vida (Tradução) Official Video





8o. Ano: Vamos refletir na letra da música baseados no Antigo Regime?

2 comentários:

  1. Uma belíssima referencia ao Rei Luis XVI da França pode ser vista nessa música do Coldplay, alguns historiadores, que insistem em ver a História apenas por um viés economicista desprezando todos os outros elementos da sociedade, tratam a Revolução Francesa apenas como um movimento de uma classe social, no entanto não se podem desprezar as aspirações do povo faminto da França e de um rei que queria ter de volta a glória quase divina que seu avô havia tido.

    ResponderExcluir
  2. Aqui não quero fazer uma analise profunda dos motivos que levaram os franceses a derrubar Luís XVI de seu trono, no entanto é necessário levar em conta algumas questões, em primeiro lugar a glória que Luís XIV havia levado à França durante seu reinado havia caído antes do fim do mesmo, como disse Luís XIV antes de morrer “Eu amei a guerra demais” as excessivas guerras haviam desestruturado a França e a colocado em um estado decadente que nem Luis XV nem Luis XVI conseguiram resolver, o povo estava em um estado lamentável, obviamente esse pode contar como seu principal motivo, como diz a carta de Independência dos Estados Unidos da América, “quando um tipo de governo já não mais atende às necessidades do povo é de escolha deste modifica-lo”, em segundo lugar, o fato das taxas impostas pela monarquia aos burgueses estarem arrasando seus negócios levaram-nos a ansiar por um Estado mais fraco onde eles pudessem ter mais autonomia para gerir seus negócios.

    Nessa situação Luis XVI assumiu o trono, o mais curioso, agora tratando da musica em si é a forma como ela demonstra claramente a visão de um monarca do fim da Era Moderna que assiste a queda de seu poder, como todos os outros reis antes dele, Luis XVI fora educado para reinar sob a ideia de que como rei deveria ser adorado por todos, no entanto no fim de sua vida acabou se vendo apenas como uma peça descartável para sua sociedade.

    O que às vezes esquecemos-nos de analisar quando estudamos História é o impacto que os movimentos históricos causaram nos indivíduos que os viveram, sempre que imagino Luis XVI em seu momento de queda eu imagino o impacto que foi para ele tendo crescido sob a lógica burguesa, ele era o rei, e se via como um ser superior que deveria ser respeitado. Ver o povo, que em sua mente deveria obedecê-lo, se levantar contra ele deve ter sido no mínimo assustador.

    Viva La Vida vem como um último lamento de Luis XVI após deixar de ser, como dizia seu avô o próprio Estado francês. A música fez sucesso imediato chegando a ser um dos vídeos mais vistos da história do youtube com 56.000.000 de visualizações no mundo. O vídeo clipe faz uma referencia a imagem da pintura de Eugène Delacroix, "A Liberdade Guiando o Povo, sem mais, aproveite a musica e tire você mesmo às impressões dessa fantástica obra de arte.

    ResponderExcluir