Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

7o Ano: A Colonização Portuguesa na América

Revisão para Avaliação – A Colonização Portuguesa 

• No período pré-colonial (1500-1530), os portugueses estavam mais interessados no comércio de especiarias orientais que davam lucros extraordinários. O território brasileiro não poderia oferecer os metais preciosos que os espanhóis haviam achado em suas colônias. 

• Nos primeiros 30 anos a principal atividade econômica estabelecida pelos portugueses em seu território americano foi explorar o pau-brasil. 

• O Escambo = se caracterizava pela troca de produtos e serviços por outras mercadorias entre portugueses e indígenas. Os indígenas trocavam diversos artigos que interessavam aos europeus, como peles de animais, plumas, madeira, por pentes, facas, machados, espelhos e outros produtos/objetos de baixo preço.

 • Contudo, as ameaças de ocupação estrangeira (piratas franceses e holandeses) no litoral e a diminuição do comércio com as Índias alteraram este procedimento. Em 1531, desembarcou Martim Afonso de Sousa para explorar, defender e colonizar as terras da América portuguesa. 

• Martim Afonso fundou a vila de São Vicente, a primeira povoação da colonização portuguesa na América. Ali, os portugueses introduziram a cultura da cana para produzir açúcar, que era altamente caro na Europa. 

• A partir de 1531 os empreendimentos mercantis portugueses na Índia e China tornavam-se cada vez menos lucrativos. Além disso, a presença de holandeses e franceses na costa da América representava uma constante ameaça à Coroa, que se viu obrigada a ocupar o seu território na América para protegê-lo das invasões. 

• Capitanias Hereditárias = divisão do território em grandes lotes sob a responsabilidade dos donatários (membros da sociedade portuguesa que tinham títulos de nobreza). Estes se encarregariam de garantir a posse das terras, podendo explorá-las com seus próprios recursos desde que pagassem à Coroa parte dos lucros. 
• As capitanias foram doadas a 12 donatários. 

• As relações entre rei, donatários e os colonos eram estabelecidas pela carta de doação. Nela o donatário era definido como o ocupante da terra, mas esta continuava sob o domínio do rei de Portugal. Havia outro documento, o foral, que estabelecia direitos e deveres de todos. 

• De todas as capitanias as duas que mais prosperaram foram: São Vicente e Pernambuco.

domingo, 27 de outubro de 2013

6os. anos manhã/tarde: civilização árabe

- http://www.islam.com.br: página do Centro Cultural Beneficiente Islâmico de Foz do Iguaçu (PR), contém diversas informações sobre o islamismo, incluindo a versão do Corão traduzida para o português.

6o. Ano - Revisão - A Civilização Arabe

A origem do islamismo encontra-se na Península Arábica •Beduínos: Vários povos habitaram a região divididos em tribos, não havia unidade política e religiosa. Muitos vagavam pelo deserto – eram seminômades. Não formavam um Estado e eram politeístas. Esse período, anterior à fundação do islã, é denominado pré-maometano ou Arábia pré-islâmica. •Maomé: Nascido em Meca (capital do islamismo), viveu entre 570-632, foi o fundador da religião e é considerado o profeta de Alá (Deus único - monoteísta). A religião de Maomé pode ser denominada islamismo, islã, muçulmana ou maometana. •Alcorão: Segundo a tradição islâmica, o profeta recebeu várias revelações de Alá (doutrinas), reunidas no Alcorão (livro sagrado do islã), entre elas: instruções de ordem social, proibição de jogos de azar, condenação ao consumo de bebida alcoólica e carne de porco, defesa da poligamia e da escravidão. •Ramadã: Mês sagrado do islã, quando foi revelado o Alcorão. Representa o nono mês do calendário islâmico. •Caaba: Templo religioso que reunia cerca de 300 divindades. Após 630, as imagens do templo foram destruídas. Na Caaba encontra-se a Pedra Negra, cultuada pelo povo árabe Hégira: Perseguido devido a suas pregações, Maomé foi obrigado a fugir para Yatreb (ou Medina), pois a elite local não aceitava o monoteísmo. Essa fuga do profeta, de Meca para Medina, é denominada Hégira, sua data marca o início do calendário islâmico(622). Os cinco princípios básicos do Islã são: Oração Orar cinco vezes ao dia Jejum Durante o mês do Ramadã Caridade Dar esmolas aos pobres Peregrinação Visitar Meca pelo menos uma vez na vida Ablução Aceitar Alá como Deus único e Maomé como seu profeta Peregrino em oração – Caaba, Arábia Saudita. Esse período, após a fundação do islã, é denominado Arábia islâmica. EXPANSÃO DO MUNDO ÁRABE Maomé unificou diversas tribos do deserto através da expansão do islamismo, iniciando a formação do Estado Muçulmano (centralizado e teocrático). Após a morte do profeta (632), o Estado foi governado por seus sucessores (califas), que iniciaram o expansionismo muçulmano para outras regiões do Mundo Antigo.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

6o. Ano : Império Romano

Os Etruscos foram um povo que vivia no norte de Roma e uma das civilizações que mais teve influência sobre os romanos.
- Os Romanos desenvolveram uma atividade comercial intensa, devido seu solo fértil e abundancia de vegetais, além da criação de gado e pastoril.
Roma dividiu sua política em três períodos: Monarquia, República e Império
Império:
·     Quem manda no governo de Roma será o Imperador.
·     No período Imperial, a administração foi reorganizada, visando maior centralizando do poder. O imperador passou a acumular todos os poderes.
·     Imperador era reverenciado e adorado como um dos deuses romanos, daí sua enorme autoridade.
·     Foi o auge da expansão territorial - domínio de povos como os hebreus, os bretões, os gregos, os egípcios, etc.
·     Foram necessários construírem e manterem  estradas para que o exército e os funcionários  alcançassem os lugares mais distantes e assim certificar que os impostos pagos chegassem a Roma;

Decadência:
Primeiros sintomas da crise: as colheitas tornam-se insuficientes = com o aumento do Império houve um aumento efetivo de militares e burocráticos para sua manutenção.
Cessada as guerras de conquistas, cessam o ingresso de escravos que também trabalhavam na produção agrícola.

Com a decadência Roma divide-se em dois Impérios:
Ocidental – Roma

Oriental – Constantinopla

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Exercícios 7o. Ano Tarde

Exercícios – 19/09

1.   Defina:
a)   Cabildos:
b)   Criollos:
c)    Adelantados:
d)   Chapetones:

2.   Para os povos pré- colombianos como o ouro era utilizado e por qual razão? (pg. 42)
3.   Explique o mito do Deus Quetzalcoatl:
4.   Como Pizarro derrotou o Império Inca:
5.   Como o espanhol Hernán Cortés dominou os Astecas:
6.    Qual era a função do órgão da administração colonial:
7.   Fale um pouco sobre a dizimação indígena causada pelos europeus: (pg. 47)
8.   O que era o sistema conhecido como encomienda:

9.   O Frei Bartolomé de Las Casas fez varias denúncias as atitudes dos europeus. Quais eram suas denúncias:

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

8o. ANo: Analise do filme : Histórias Cruzadas

·    O filme Histórias Cruzadas é baseado no livro “A resposta”, retrata o drama vivido pelas empregadas domésticas nos anos 60, no Estado de Mississipi nos Estados Unidos, justamente na época da conturbada luta pelos direitos civis.
·    Skeeter é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Após conseguir emprego em jornal local, onde ela publica em uma coluna, acaba por se inspirar em contar o drama das domésticas, que sempre eram negras de baixa renda e moradoras de subúrbio, sofriam ainda mais discriminação que os demais afro descendentes da cidade.
·    Não só haviam regras quanto brancos falarem com negros, mas também como a utilização de transportes públicos e ocupação de demais lugares. Com as domésticas, a discriminação não se encontrava somente na rua, mas também em seu trabalho. Elas mantinham as casas dessas mulheres brancas, limpas, seguras e fartas em comida, além de cuidar de suas crianças.
·    Nas casas onde trabalhavam, eram vistas sempre como inferiores e ignorantes. Não havia uma relação que não fosse trabalhista e não envolvesse ordens entre as patroas e suas empregadas. No filme, há um momento no qual uma das personagens levanta a ideia de promover uma lei para proibir que elas utilizem o mesmo banheiro dos demais membros da casa.

·    Segundo ela, as empregadas possuem germes e outros malefícios que não podem ser compartilhados pelo uso do mesmo sanitário. Isso além de outros absurdos particulares que podem ser vistos ao longo do filme.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

9o. Ano: A Guerra Fria e o Filme Adeus Lênin!

Com o término da Segunda Guerra Mundial em 1945, teve início a Guerra Fria, confronto ideológico entre Estados Unidos (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Durante mais de quatro décadas de Guerra Fria (1945 – 1989), o mundo viveu sob grande tensão em razão da possibilidade de um conflito armado entre as duas superpotências nucleares. Essas duas nações tentavam a todo custo impor seu sistema político-econômico em outros países. Entre as várias intervenções realizadas pela URSS e EUA, uma delas culminou na construção do Muro de Berlim em agosto de 1961. Esse muro constituiu uma barreira geográfica que dividia a população alemã, impossibilitando o contato entre as pessoas residentes na República Democrática Alemã (RDA, ou Alemanha Oriental) socialista, com os moradores da República Federal da Alemanha (RFA, ou Alemanha Ocidental), capitalista. Somente em novembro de 1989, após várias manifestações populares e o fracasso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, foi derrubado o Muro de Berlim. Após 28 anos da existência do muro, sua queda provocou euforia na população alemã, comemorações foram realizadas nas ruas e o muro começou a ser demolido pelos alemães. Esse fato representou o fim da Guerra Fria e fortaleceu o processo de reunificação da Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental, que ocorreu definitivamente no dia 3 de outubro de 1990. Ao abordar o conteúdo sobre a Guerra Fria, utilize o filme Adeus, Lênin como recurso didático, proporcionando aulas mais atrativas para os alunos e facilitando a compreensão da matéria. Adeus, Lênin é um filme encontrado facilmente em locadoras, no formato DVD. Ele aborda a história de uma mulher devota do socialismo na antiga Alemanha Oriental, que tem um ataque cardíaco ao ver o filho ser preso durante uma manifestação contra o sistema vigente. Quando ela acorda do coma, após a queda do muro de Berlim (1989), a Alemanha foi reunificada, prevalecendo o sistema capitalista. O médico aconselha ao seu filho que ela evite emoções fortes, pois outro ataque tão cedo, seria fatal. Sentindo-se martirizado pelo estado atual de sua mãe, Alex (filho) faz de tudo para que ela não presencie as mudanças ocorridas no país, vivendo numa ilusória Alemanha socialista. Para isso, seu filho muda embalagens de produtos industrializados e até mesmo inventa documentários televisivos para preencher as brechas do dia a dia do recente capitalismo no país. Através do conteúdo exposto e a apresentação do filme, solicite a produção textual abordando o processo que desencadeou a Guerra Fria, suas transformações no espaço mundial e os principais impactos desse fato no território da Alemanha, enfatizando aspectos econômicos, políticos e familiares, tendo como referência, o filme. Brasil Escola

Atividade 6o. Ano Tarde: Filosofia e Adolescência


Nossos sentimentos e expressões

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

7o Ano: Esquema de Revisão: As Especiarias do Oriente

Especiarias Orientais

·       As especiarias são temperos (condimentos) usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Algumas especiarias também eram, e ainda são utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos. As principais são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão e ervas aromáticas.
·       Antes de os portugueses se lançarem ao mar para buscarem especiarias diretamente na fonte, eram os árabes quem dominavam esse mercado e escondiam o trajeto de suas rotas a sete chaves. Beneficiados pela ótima localização geográfica, suas embarcações saiam da península da Arábia e navegavam sem problemas pelo Mediterrâneo e pelos mares asiáticos, chegando à África Oriental e ao Extremo Oriente.
·       Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI) eram muito valorizadas na Europa, pois não podiam ser cultivadas neste continente em função do clima. O surgimento e crescimento da burguesia também aumentaram a demanda por produtos considerados de luxo na época, como, por exemplo,  as especiarias.
·       No século XV, os comerciantes de Gênova e Veneza, cidades italianas, tinham o monopólio destas especiarias. Compravam no Oriente, principalmente na Índia e China, e vendiam com alta porcentagem de lucro no mercado europeu. Estas especiarias eram levadas para Europa através da rota do Mar Mediterrâneo, dominada pelos comerciantes italianos.
·       No século XVI, os portugueses descobriram uma rota alternativa para chegar ao oriente, através da navegação pela costa africana. Passaram a comprar as especiarias diretamente na fonte e tiraram o monopólio dos italianos. As caravelas portuguesas chegavam à Europa carregadas de especiarias que eram vendidas com alta taxa de lucro. Portugal se tornou uma potência econômica da época.
·       Na antiguidade, as especiarias serviam sobretudo, como tempero para as carnes, tornando-as comestíveis. A pimenta era a mais importante devido ao sabor e ao aroma fortes que disfarçava o mau-cheiro. Além disso, mantinham o sabor da carne que, por desconhecimento de métodos de conservação, muitas vezes apodreciam. O açafrão era outra que desde aquela época já servia como tempero para carnes.
·       Outra especiaria muito cobiçada era o cravo, usado exclusivamente na produção de doces. Já o gengibre era mais versátil e também era encontrado em diversos pratos.
·       O comércio da pimenta-do-reino era ativo no subcontinente indiano, de onde era trazido ao Ocidente por mercadores muçulmanos. O valor da pimenta era tão alto, que exigiam o pagamento em ouro ou prata ;
·       A China, o cravo era usado não só como tempero, mas também como antisséptico bucal. Para conversar com o imperador, o visitante tinha que mascar cravo para prevenir o mau hálito. No início do século XVI, um 1 kg de cravo custava 7 gramas de ouro.
·       Portugal foi pioneiro na expansão marítima por conjugar alguns fatores políticos, sociais, econômicos e técnicos que possibilitaram a procura por novas rotas de comércio com os mercados orientais. Além disso, sua posição geográfica privilegiada no continente europeu facilitava o acesso ao oceano Atlântico, um espaço marítimo desconhecido pela maioria dos demais povos europeus

·       A grandiosidade da expansão marítima portuguesa resultou inclusive na produção de um dos maiores poemas épicos da Idade Moderna, os Lusíadas, escrito por Luís Vaz de Camões para retratar a saga de Vasco da Gama até chegar à cidade indiana de Calicute, em 1498.

Jornal da Globo - A construção de Brasília - 9o. Ano

Vídeos 9o. Ano: A Construção de Brasília




quarta-feira, 7 de agosto de 2013

7o. Ano: Exercícios sobre Oriente

Exercícios:

1.   Quais são os países do Oriente que os Portugueses negociaram ao longo da expansão marítima?

2.   Quais os dois principais motivos que levaram os Portugueses a buscarem rotas para chegarem ao Oriente?

3.   Quais religiões existiam na Índia quando os Portugueses desembarcaram lá no século XV?

4.   Como os árabes encararam os Portugueses, quando estes chegaram à Índia?

5.   O que significa o termo SAMORIM? (pg.7)

6.   Por qual motivo os Portugueses utilizaram de armas de fogo e violência com os indianos?

7.   Assim que as embarcações chegavam às cidades, os membros do clero realizavam algumas feitorias. Quais eram?

8.   Quais produtos/especiarias os portugueses traziam da China?

9.   Por qual motivo os portugueses criaram uma relação diplomática, não violenta, com os chineses?


10.Explique qual o principal motivo que fez o interesse dos portugueses pelo Oriente diminuírem:

terça-feira, 6 de agosto de 2013

7o. Ano: Rota das especiarias

História de especiarias especiais: As chamadas especiarias do Oriente ganharam o mundo por meio de três rotas oficiais bem conhecidas na História do Homem. A Rota da seda, partindo da China, passando pelo Oriente Médio e Índia. A Rota para Europa e, mais tarde, a Rota dos espanhóis, ingleses e portugueses nas Américas.



Essas três principais rotas de especiarias não só mudaram nossa forma se ver o mundo geograficamente, elas traçaram e marcaram toda a vida da nossa história gastronômica e construíram uma grande parte do modo como cozinhamos hoje, pois permitiu a expansão de sabores e as trocas culturais entre os povos.


Mas antes destas três rotas oficiais, outras importantes rotas existiram e marcaram o costume de diversos povos.

Desde o cumã nas múmias egípcias, passando pelo cravo queimado nos rituais chineses de comunhão com o mundo dos espíritos, até mesmo à utilização da noz-moscada para a cura da peste na Idade Média, as especiarias podiam ser encontradas em muitos lugares e isso há muito tempo, mesmo antes das ditas Rotas oficiais. 

Aliás, vale dizer que os chineses já faziam uma rota de especiarias até a Índia dois mil anos antes de Jesus Cristo.

Espécies de especiarias: Mas o que está compreendido na palavra especiarias, afinal? Especiarias não são somente temperos. Alguns distinguem as especiarias propriamente ditas, das ervas aromáticas e dos condimentos. 

As especiarias podem derivar de flores, grãos, cascas ou raízes de árvores, folhas, frutos, etc podendo ser utilizadas in natura, secas, e muitas vezes, moídas.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Aquarela do Brasil ( Watercolor of Brazil) Pato Donald e Zé Carioca 1942




9o Ano aqui está o desenho do Zé Carioca para quem quiser reve-lo. Importante analisarmos o conceito de Política da Boa Vizinhança e a americanização do Brasil.


quinta-feira, 27 de junho de 2013

O Brasil e a Segunda Guerra Mundial

  •         No  dia 1º de setembro de 1939, as forças nazistas alemãs de Adolf Hitler invadiram a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial. O Brasil passou a participar do conflito a partir de 1942. Na época, o presidente da República era Getúlio Vargas.

  •                Interesse dos EUA do Brasil participar da Guerra → os Estados Unidos desejavam ter o Brasil como aliado político e militar, e pretendiam instalar bases militares no Nordeste brasileiro, com o objetivo principal de garantir a defesa do continente quanto a uma possível invasão da Alemanha e de seus aliados.

  •              A princípio, a posição brasileira foi de neutralidade. Depois de alguns ataques a navios brasileiros, Getúlio Vargas decidiu entrar em acordo com o presidente americano Roosevelt para a participação do país na Guerra.

  •                     Os pracinhas - diminutivo de praça, que é soldado

  •                   O primeiro grupo de militares brasileiros chegou à Itália em julho de 1944. O Brasil ajudou os norte-americanos na libertação da Itália, que, na época, ainda estava parcialmente nas mãos do exército alemão. Nosso país enviou cerca de 25 mil homens da Força Expedicionária Brasileira (FEB), e 42 pilotos e 400 homens de apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).
  •                 Os pracinhas conseguem vitórias importantes contra os alemães, tomando cidades e regiões estratégicas que estavam no poder destes, como o Monte Castelo, Turim, Montese, entre outras. Mais de 14 mil alemães se renderam aos brasileiros, que também ficaram com despojos como milhares de cavalos, carros e munição.

  •                  A ação dos pracinhas não foi fácil por vários motivos. O primeiro, porque o treinamento recebido no Brasil e nos Estados Unidos não era muito próximo à realidade da guerra que encontraram. Os soldados não estavam habituados ao clima frio dos montes Apeninos, que atravessam a Itália e nem acostumados a lutar em local montanhoso. Só na batalha do Monte Castelo, houve mais de 400 baixas entre os brasileiros.


Cup Song / Vamos treinar para a semana Hispânica

domingo, 23 de junho de 2013

Hércules / 6o Ano Manhã e Tarde

Galerinha, estamos terminando o conteúdo sobre Grécia Antiga. E por isso, estamos conhecendo mais sobre mitologia grega e seus grandes deuses, como por exemplo, a história do semi deus Hércules:


Hércules - 1997 - Disney:

Olimpo, Grécia. 

Na morada dos deuses só existe alegria com o nascimento de Hércules, o filho de Zeus e Hera. Mas o deus do mundo subterrâneo, Hades, não compartilha desta felicidade, pois conspira para tomar o lugar de Zeus, o que só poderá ser feito quando os planetas estiverem alinhados (isto demorará 18 anos) e, como foi predito, se não houver intervenção de Hércules, que na época será um jovem. Assim Hades ordena para duas entidades que deem para Hércules uma poção que o transformará num mortal. Ela precisava ser toda ingerida e, por Hércules não ter bebido uma gota, ainda fica nele uma centelha divina, que lhe dá uma enorme força. Porém ele não é mais um deus e assim não pode viver no Olimpo. Hércules passa a ter como pais adotivos Alcmena e Anfitrião. Hércules sente-se diferente dos demais jovens e então fica sabendo através de seus pais adotivos que sua origem é divina. Ele decide então voltar ao Monte Olimpo, mas para isto precisa antes se tornar um verdadeiro herói.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Mulheres de Atenas / 6o. Ano

Turminha dos sextos anos manhã e tarde, segue a música do Chico Buarque vista em sala, chamada Mulheres de Atenas:


Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Vivem pros seus maridos
Orgulho e raça de Atenas

Quando amadas, se perfumam
Se banham com leite, se arrumam
Suas melenas
Quando fustigadas não choram
Se ajoelham, pedem imploram
Mais duras penas; cadenas

Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Sofrem pros seus maridos
Poder e força de Atenas

Quando eles embarcam soldados
Elas tecem longos bordados
Mil quarentenas
E quando eles voltam, sedentos
Querem arrancar, violentos
Carícias plenas, obscenas

Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Despem-se pros maridos
Bravos guerreiros de Atenas

Quando eles se entopem de vinho
Costumam buscar um carinho
De outras falenas
Mas no fim da noite, aos pedaços
Quase sempre voltam pros braços
De suas pequenas, Helenas

Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas:
Geram pros seus maridos,
Os novos filhos de Atenas.

Elas não têm gosto ou vontade,
Nem defeito, nem qualidade;
Têm medo apenas.
Não tem sonhos, só tem presságios.
O seu homem, mares, naufrágios...
Lindas sirenas, morenas.

Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Temem por seus maridos
Heróis e amantes de Atenas

As jovens viúvas marcadas
E as gestantes abandonadas
Não fazem cenas
Vestem-se de negro, se encolhem
Se conformam e se recolhem
Às suas novenas
Serenas

Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Secam por seus maridos
Orgulho e raça de Atenas

Atividade 8o. Ano Manhã / Direitos Humanos

Muito Bem Pessoal.... Os trabalhos ficaram ótimos




Funções de Cargos Polítcos


Vereador



Deputados


Governador



Atividade 8o. Ano Tarde / Direitos Humano

Excelentes trabalhos..... Nosso tema era Direitos Humanos.

Valeu turma!


Beatriz kuerten


Luis Fernando Veríssimo


terça-feira, 18 de junho de 2013

Atividade 9o. Ano / FIlosofia

Parabéns aos alunos do nono pelas produções de texto sobre Direitos Humanos e Desigualdades sociais!

Selecionei as duas melhores da turma.

Atualidade na Sociedade

O Brasil caiu nove posições na lista de desigualdade, entre homens e mulheres, devido a diferença de renda entre os sexos e da quantidade de mulheres no Congresso ou no Ministério.
A desigualdade social entre homens aumentou, até o momento em que resolvemos eleger uma Presidente do sexo feminino para governar o nosso país. Isto muda tudo, mostra um exemplo de igualdade e de que o Brasil está começando a mudar.
Índices mostram que a desigualdade entre homens e mulheres vem caindo depois que o Brasil mudou seu rumo, fui de machista e rígido, para um lugar igualitário e justo, sem diferenças no mercado de trabalho. Hoje, mulheres podem e muitas fazem, trabalharem em áreas que eram consideradas restritas apenas aos homens.
Os direitos humanos pregam a ideia de uma sociedade totalmente igual, perante qualquer atividade entre os sextos, sem separações. Tanto é que hoje mulheres praticamente dominam o mercado de trabalho e são muito respeitadas. Há mulheres no exército, na mecânica, nos postos de ofício que antes eram considerados perigosos para as mulheres, mas que na atualidade não possuem restrições no ambiente de trabalho.

Henrique Souza

O direito de todos

É importante para o desenvolvimento de um país que aconteça a igualdade entre os cidadãos, na liberdade de expressão, a equivalência de salários das pessoas que ocupam o mesmo cargo independente do sexto e o direito à casa própria.
  A maneira que a sociedade evolui, mudam-se vários aspectos sociológicos. Independentes da opinião pessoal de cada indivíduo é preciso respeitar as individualidades para que não se tornem preconceituosos  tecnofobia, racismo, homofobia, bullying, etc.
Não é justo que funcionários qualificados com ótimos currículos profissionais no cado de mulheres, tenham o salário reduzido em proporção dos homens. 
Reconhecemos a necessidade das autoridades governamentais elaborarem projetos que criem e aumentem as oportunidades de emprego para que seja possível que o funcionário de baixa renda consiga adquirir seu imóvel sem que lhe sobre muito pouco do salário para manter sua família.
Esperamos que os jovens possam desfrutar de uma sociedade mais humana onde o respeito com o próximo e os valores éticos lhes proporcionem um futuro digno.

  1. Matheus   Nishioka


terça-feira, 11 de junho de 2013

Vídeo sobre Trabalho Escravo

Vídeo apresentado pelo grupo de Matheus Bastos e Matheus Soler sobre trabalho escravo na atualidade na disciplina de Filosofia.

Bem interessante, vale a pena conferir!




segunda-feira, 10 de junho de 2013

Conteúdo Avaliação - Segundo Bimestre

Conteúdo da Segunda Avaliação Bimestral

9o. Ano: Segunda Guerra Mundial 

8o. Ano: A Onda Liberal - Liberalismo Econômico, Socialismo, Anarquismo e Cooperativismo (Estudem pelo livro e slides)

7o. Ano: Reforma Religiosa: Luteranismo, Anglicanismo e Calvinismo (Estudem pelo livro e slides)

6o. Ano: Grécia Antiga - até pagina 35 do livro.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Documentário - Capitalismo Uma História de Amor

Capitalismo uma História de Amor






Ano: 2009
Direção: Michael Moore

Sinopse:
o impacto desastroso que o domínio das corporações têm na vida cotidiana dos norte-americanos e, portanto, também no resto do mundo. "Capitalismo: uma história de amor" suscita uma questão crucial: qual é o preço que paga os Estados Unidos por seu amor ao capitalismo? 
A seqüência do colapso da economia mundial, em 2008, a classe média americana enfrenta atualmente a maior taxa de desemprego dos últimos 26 anos, tendo atingido os dois dígitos (Out/2009). Decidido a encontrar as respostas por que todos anseiam, Michael Moore entra em ação, de câmara em riste, pedindo explicações ao poder político e às instituições financeiras. Apontando o dedo ao capitalismo, no seu estilo tão característico, o realizador exige o fim deste modelo econômico, uma vez que este, defende Moore, "não pode ser regulado". Por isso "tem de ser simplesmente eliminado e substituído por um sistema mais justo."




Capitalismo / 8o. Ano


sexta-feira, 24 de maio de 2013

Atividade com o Filme O Principe do Egito / 6 ANO



Filme: O Príncipe do Egito – Ano: 1998

Atividade que busca retratar características e conceitos aprendidos em sala de aula sobre as civilizações egipcia e hebraica:

 


Sinopse: Esta é a extraordinária história de dois irmãos, um deles nascido com sangue real e o outro, um órfão com um passado secreto. Crescendo como melhores amigos, seus laços se tornam ainda mais fortes ao compartilhar uma divertida juventude e uma saudável rivalidade. Mas a verdade finalmente os separa, quando um se torna o governante do mais poderoso império da terra – EGITO - e o outro o líder escolhido por seu povo. O confronto final mudará suas vidas para sempre... e também o mundo inteiro.


Perguntas:



    1)     Qual religião pertence à civilização egípcia? Dê um exemplo citando uma cena do filme:
    2)      Qual religião pertence ao povo hebreu? Dê um exemplo citando uma cena do filme:
    3)      Quais são os dois personagens principais apresentados no filme?
   4)      Como Moisés descobre que não é filho do Faraó Seth?
   5)      Cite três pragas que devastou o Egito?
   6)      Qual tipo de trabalho os hebreus executavam para os egípcios?
   7)      Qual cena do filme você mais gostou e por quê?
  8)      Cite três passagens ou momentos do filme que demonstra um pouco mais sobre a civilização   egípcia:
   9)      Selecionar uma cena do filme que apareça o conceito de teocracia:




"Bom trabalho, seja estudioso e lute por um dia melhor."





CURIOSIDADES

- O filme é uma versão da história de Moisés, inspirada no filme Os Dez Mandamentos (1956), dirigido por Cecil B. DeMille e estrelada por Charlton Heston.

- Essa animação foi criada pelos estúdios DreamWorks em 1998.
- O filme estreou nos cinemas no dia 18 de dezembro e em DVD e VHS em 14 de setembro do ano seguinte.

- Faturou mais de 218 milhões em todo o mundo, tornando-se o segundo filme de animação mais visto não lançado pelos estúdios Disney, só perdendo para Os Rugrats.

- Foi também o filme de Animação tradicional não produzido pela Disney mais bem sucedido da história do cinema até 2007, quando foi lançado Os Simpsons – O Filme.

- Foi premiado, em 1999, com o Oscar de Melhor Canção Original, para When You Believe, do músico e letrista Stephen Schwartz. A canção é interpretada pelas vencedoras do Grammy Mariah Carey e Whitney Houston.

- A canção When You Believe ficou em primeiro lugar em vários países e ganhou diversas versões em outros idiomas, entre eles o português.