Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Filme Anjos e Demônios / 7o Ano


Filme: Anjos e Demônios
Ano: 2009

Contexto: Renascimento Cultural e Científico


Ciência, religião, terrorismo, fé cega, o papel da mídia nos acontecimentos que se desenrolam no cenário contemporâneo.

Como cenário principal o Vaticano, palco das disputas acirradas entre a Religião e a Ciência. Robert tenta desvendar quem está por trás de um aparente atentado ao centro nervoso do Catolicismo, atento ao provável retorno de uma antiga seita científica, considerada herege pela Igreja, e por ela perseguida no desabrochar da Ciência, os Illuminati. Até então se julgava que esta fraternidade ancestral encontrava-se extinta há pelo menos 400 anos.

No período Renascentista a Ciência ganha um impulso acelerado, e a partir deste momento ela avança sem cessar. Neste contexto de progresso e conquistas inestimáveis é situado o suposto aparecimento dos Illuminati, um grupo de cientistas reunido em torno do que eles chamavam de Igreja da Iluminação. Eles se encontravam secretamente para debater os dogmas católicos e os descaminhos da instituição episcopal, que pretendia deter o monopólio da verdade. Eram os estudiosos mais esclarecidos da Itália, e logo passaram a ser perseguidos pela tirania clerical. Galileu Galilei era, segundo Dan Brown, um dos líderes desta seita, um pacifista que procurava conciliar sua fé, pois era católico inveterado, com a Ciência, para ele a linguagem que um dia traduziria a mais perfeita concepção de Deus. Era justamente a intervenção de Galileu que impedia a radicalização dos Illuminatis, que desejavam responder com violência às agressões sofridas pelo grupo.

No final do livro/filme, mostra-se que tanto a Ciência quanto a Religião contribuíram, cada uma à sua maneira, buscar um mundo melhor.


Um comentário: